top of page

Tirar um cochilo pode fazer bem para a saúde


Você sabia que tirar uma soneca rápida pode trazer benefícios para a memória, a criatividade e a saúde em geral?

 

É o que dizem as pesquisas sobre o tema. Mas os especialistas também alertam para a importância de incluir esse hábito na sua rotina de forma moderada.


Cochilar durante o dia faz bem?



O cochilo nada mais é do que aquele sono que você tira fora do horário noturno. Esse descanso voluntário no meio do dia pode ser muito útil e é diferente daquele sono incontrolável, que pode ser sinal de distúrbios do sono. São três seus principais benefícios:

 


Por quê: uma das funções do sono é recuperar as energias gastas ao longo do dia. Por isso, quando você não dorme bem à noite, acaba ficando mais cansado. A soneca, então, alivia a fadiga, melhora o estado de alerta e aumenta a produtividade. 


Por quê: a memória está diretamente ligada à atenção. E, quando dormimos mal, temos mais dificuldade de nos manter em estado de alerta. Por isso, após um cochilo, com corpo e mente mais descansados, é possível reter mais informações. 


Por quê: com períodos de cochilo, restauramos mais fases do sono, tornando a compensação do metabolismo energético mais eficiente.

 

O resultado prático, e muito positivo, do cochilo pode ser observado de diversas maneiras: relaxamento; melhora da memória; redução dos níveis de estresse; estabilização do humor; redução dos números de acidentes de trânsito e de trabalho; redução do risco de desenvolver doenças como hipertensão, diabetes e depressão, entre outros.

 

Com tantos benefícios, você deve estar se perguntando: como é o cochilo ideal? Tem um tempo certo? Um lugar certo? É o que falaremos a seguir.


Qualquer soneca vale?



Existem algumas situações em que o cochilo oferece ótimos benefícios e pode até mesmo se mostrar necessário. Não existe uma recomendação exata e, nesses casos, especialistas sugerem um descanso curto, de 20 a 40 minutos, no período da tarde.

 

Os pesquisadores reforçam ainda que o sono é sobre rotina e regularidade. Por isso, ao incluir um cochilo todo dia no mesmo horário, o organismo vai entender que esse cochilo faz parte do seu mecanismo próprio de descanso e vai começar a “contá-lo” como parte do seu sono.

  

A soneca é também recomendada para trabalhadores noturnos. Como, nesses casos, as pessoas estão realizando atividades no horário em que o corpo está “programado” para dormir, é importante ter pequenos intervalos de descanso. Essa prática ajuda o trabalhador a manter a produtividade, além de prevenir contra acidentes.

 

Por outro lado, quem sofre de insônia deve evitar o cochilo. Se uma pessoa que sofre de insônia já demora mais que o natural para dormir naturalmente, esse tempo tende a ser ainda maior se ela tirar uma soneca durante o dia.

 

Como vimos, o cochilo tem uma série de benefícios e pode fazer muito bem à saúde, se incluído na rotina da maneira correta. Então, nada de substituir uma boa noite de sono por sonecas, viu?

 

Se você sente uma necessidade muito grande e frequente de dormir durante o dia, é importante avaliar: você tem dormido bem à noite? Tem acordado bem pela manhã? Se a resposta for “não” para estas perguntas, é importante investir em práticas de higiene do sono e buscar um especialista para entender como melhorar a qualidade do seu sono.





Este artigo foi publicado no Portal de Saúde - Unimed Brasil.

Texto: Agência SA 365 | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Fontes: Fiocruz, Instituto do Sono.

0 visualização

Comments


bottom of page