Você sabia que o período de férias escolares é tão importante quanto os meses dentro da sala de aula?
A diversão e o descanso dos dias de folga trazem bem-estar emocional, social e cognitivo, fazendo com que as crianças voltem para a rotina anterior com mais disposição para aprender novos conteúdos.
Além dos pequenos, as outras pessoas da casa também podem aproveitar as férias escolares com momentos de relaxamento e cuidado.
Para as crianças, as férias são sinônimo de dormir até tarde e passeios diferentes. Porém, isso nem sempre é possível para mães e pais, principalmente quando as férias do trabalho não coincidem com as do colégio.
É importante considerar fatores como tempo, saúde, finanças e produtividade.
Vejamos algumas atividades que contemplam esses aspectos.
Que tal um desafio de leitura, com uma meta de páginas por dia, ou uma maratona de filmes? Outra ideia é a confecção de brinquedos e jogos feitos à mão (inclusive com materiais recicláveis).
Exercícios e esportes ao ar livre, assim como cozinhar uma receita saudável em conjunto, são sempre uma boa pedida.
Para a socialização, vale envolver outras crianças nas brincadeiras e passeios, como familiares e os colegas da escola.
Dessa forma, é possível estimular o entretenimento, a autonomia da criança e o fortalecimento de vínculos afetivos.
Seja nas férias escolares ou do trabalho, vale tirar um tempo para realizar atividades que são necessárias, mas que acabam ficando de lado com tantas tarefas na rotina.
Alguns exemplos são:
Atenção ao tempo de tela
Em momentos de pausa ou dias livres, é comum que as pessoas se ocupem apenas com a tela do celular (ou até mesmo a televisão). Fique de olho em como esse tempo é gasto e dedique-se a uma atividade offline.
Dar um check na organização
Algo provavelmente está precisando ser organizado por aí: o guarda-roupas, o cardápio da semana, os gastos mensais, os arquivos no computador ou celular, etc.
Sem pendências médicas
Se estiver adiando um check-up geral, uma consulta médica ou exame, essa é uma boa hora para cuidar da saúde com a orientação de profissionais.
Um novo hobby
Que tal usar o tempo das férias para um passatempo? Hobbies podem desenvolver alguma habilidade, como a criatividade e a capacidade de concentração, por exemplo.
Mudança de hábitos
Os dias de férias são perfeitos para mudar algum hábito e tentar ser mais saudável: uma alimentação equilibrada, a prática de exercícios físicos ou a higiene do sono são algumas ideias.
Este artigo foi publicado no Portal de Saúde - Unimed Brasil.
Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil
Fontes: SBP 1, 2 | Fundação ABRINQ | Nova Escola
Comments