Quando se trata de exercícios físicos, há quem fique mais disposto para se exercitar nessa época do ano, há quem sinta mais preguiça. Existem também as pessoas que passam mal com o calor e não conseguem se exercitar. Se você se encaixa nesse último grupo, este texto é um convite para não desanimar.
Exercício físico faz bem para a saúde e precisa ser praticado com segurança em qualquer época do ano. Mas durante o verão o cuidado deve ser redobrado para não sobrecarregar o corpo.
Passar mal com o calor não é “frescura”. No verão, especificamente, existe o risco de estresse térmico: quando as temperaturas ficam tão elevadas que o corpo pode não conseguir se adaptar a elas.
Durante a prática de exercícios físicos, a chance de isso acontecer aumenta. Isso porque o organismo produz mais calor devido ao trabalho muscular, e, somado à alta temperatura ambiente, ele se agrava.
A temperatura normal da nossa pele oscila entre 34 °C e 36 °C. Um aumento de 1 °C ou 2 °C já é o suficiente para causar desconforto.
Você sabia que esse estresse térmico pode diminuir a capacidade de esforço do organismo em até 25%? E quanto maior a intensidade da atividade praticada, maior a produção de calor pelo corpo. O suor é uma tentativa do organismo de amenizar o superaquecimento. Mas nem sempre isso é suficiente. Calma, isso não significa que você precisa parar de se exercitar. Veja o que você pode fazer para reduzir o risco de estresse térmico.
Alguns sintomas de que o corpo não está suportando o calor são fadiga, dor de cabeça, tontura, cãibra, náuseas, vômitos e até desmaios. Condições mais graves, como insolação, desidratação e doenças da pele também podem ser desencadeadas.
No entanto, com alguns cuidados com a saúde no verão, é possível ajudar seu organismo a controlar a temperatura interna com relação ao calor que vem do ambiente.
Reunimos dez dicas para você praticar exercícios físicos com segurança nos dias quentes:
☀️1. Escolha horários de temperaturas mais amenas (até 9h ou a partir das 16h, mas é importante observar a temperatura).
☀️2. Exercite-se em locais com sombra, bem ventilados.
☀️3. Diminua a intensidade dos treinos e faça pausas mais longas em dias muito quentes.
☀️4. Hidrate-se antes, durante e depois do exercício físico.
☀️5. Use roupas leves e que facilitem a transpiração. Dê preferência para peças em algodão e em cores claras.
☀️6. Use uma toalha para secar o suor à medida que se exercita.
☀️7. Use filtro solar e reaplique sempre que necessário.
☀️8. Tente se exercitar progressivamente: comece com exercícios leves, depois os moderados, e só então, os mais intensos.
☀️9. Busque orientação médica se você for iniciar algum tipo de exercício físico.
☀️10. Respeite seu corpo. Se estiver muito cansado ou com calor demais, deixe a atividade para o dia seguinte.
O verão não deve ser impeditivo para se movimentar! Aproveite a estação ao máximo e divirta-se enquanto se exercita, porque esse hábito beneficia muitos aspectos da sua vida – da saúde física à saúde mental.
Pronto para curtir o verão com segurança? Mesmo que você ainda não esteja acostumado com atividades físicas, vale tentar iniciar aos poucos.
Este artigo foi publicado no Portal de Saúde - Unimed Brasil.
Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil
Fontes: Ministério da Saúde | Medicina do Esporte | Fiocruz
Comments